Embrapa Milho e Sorgo
 Embrapa Milho e Sorgo
 Irrigafácil
Embrapa Milho e Sorgo


Sumário

  1. 1 Apresentação
  2. 2 Funções do software Irrigafacil v2.1
  3. 2.1 Cadastro de Irrigantes
  4. 2.2 Acesso ao cadastro de nova área
  5. 2.3 Cadastro de dados das áreas de irrigação
  6. 2.4 Consulta a áreas cadastradas
  7. 2.5 Acesso ao cadastro da área e da planilha de cálculo do manejo
  8. 2.6 Consulta ao prognóstico de irrigação
  9. 2.7 Consulta ao calendário de irrigação
  10. 2.8 Consulta ao histórico de irrigações e chuvas
  11. 2.9 Relatório final
  12. 2.10 Edição de dados do cadastro de um determinado irrigante
  13. 2.11 Edição de dados do cadastro de uma área

1- Apresentação

O aplicativo computacional via web denominado “Irrigafácil” versão 2.1 é uma evolução natural de programas de manejo de irrigação gerados a partir do ano 2000 por meio de planilhas eletrônicas (Albuquerque e Andrade, 2001). Além do acesso pela web, essa nova versão traz ainda a vantagem de aplicação imediata para todos os municípios do Brasil. Futuramente, novas versões serão lançadas para aplicação em outras culturas, além do milho, sorgo e feijão, e outros sistemas de irrigação, além da aspersão convencional e do pivô central.

O Irrigafácil versão 2.1 é uma evolução da versão 2.0 (Albuquerque et al., 2013), no qual introduziram-se os demais municípios brasileiros, além dos de Minas Gerais, da versão anterior. Com o Irrigafácil versão 2.1 é possível programar a irrigação das culturas do milho, do sorgo e do feijão, para três classes de solo (alta, média e baixa capacidade de retenção de água), dois sistemas de irrigação (aspersão convencional e pivô central) e dois tipos de preparo do solo (convencional e direto na palha), utilizando-se a técnica do balanço de água no solo. Com o programa é possível acompanhar o manejo de irrigação diariamente, além de gerar prognóstico e calendário de irrigação para datas futuras e, ao final do ciclo, obter os históricos de irrigações previstas e aplicadas, chuvas ocorridas e um relatório final.

2 - Funções do software Irrigafacil v2.1

2.1 - Cadastro de Irrigantes

Através desta tela (Figura1) poderá ser feito o cadastro de um novo irrigante fornecendo seu e-mail, nome, endereço, município mineiro, login e senha. Se o irrigante já é cadastrado, com seu login poderá acessar os dados das áreas de manejo utilizadas e o histórico de uso.

2.2 - Acesso ao cadastro de nova área

Através desta tela poderá ser feito o cadastro de nova área ou acessar as áreas já cadastradas.

2.3 - Cadastro de dados das áreas de irrigação

Nesta tela deverão ser informados o nome e a descrição da área, o sistema de irrigação (aspersão convencional ou pivô central), a eficiência desse sistema (75, 80, 85 ou 90%), a cultura (milho, sorgo ou feijão), o solo (baixa, média ou alta CAD – capacidade de água disponível, 5%, 10% ou 15%, respectivamente, em base volume), a umidade inicial do solo (0, 25, 50, 75 ou 100%), o tipo de plantio (convencional ou direto na palha), a data do plantio, a duração do ciclo da cultura e, conforme o caso, as informações técnicas do sistema de irrigação utilizado: aspersão convencional (intensidade de aplicação do aspersor ou espaçamentos entre aspersores e vazão) ou pivô central (tempo de rotação e lâmina a 100% de velocidade). Para salvar os dados utilize a opção “Salvar Dados”

Também nessa tela pode-se ter acesso direto ao cadastro de todas as áreas já cadastradas.através da opção “Mostrar Cadastro”.

2.4 - Consulta a áreas cadastradas

Nesta tela serão exibidas as áreas cadastradas, com data de plantio, nome da área, a cultura e o código que será usado para consultar os dados (Figura 4) de uma área e acessar o formulário de cálculo para a sua planilha de manejo de irrigação, acesso ao histórico das irrigações recomendadas, efetuadas e chuvas ocorridas. Poderá ser feita também a edição de dados do cadastro já realizado, além de acesso a adição de novo cadastro de áreas de cultivo.

2.5 - Acesso ao cadastro da área e da planilha de cálculo do manejo

O cadastro de uma área específica e a planilha de cálculo de manejo de irrigação é acessado através da tela anterior informando o código da área (Consultar Cadastro e Fazer Cálculo). Dessa forma, será exibida a tela como mostrada na Figura 5. Na parte superior encontram-se os dados referentes ao nome e código do produtor, ao município, à área específica de irrigação e na parte inferior a planilha de manejo de irrigação. Nessa planilha, na última linha encontra-se no lado direito o local para entrada do tempo de irrigação (se aspersão convencional) ou velocidade do pivô e, se for o caso, o valor da precipitação ocorrida na data especificada. Se não houver nenhuma entrada de dados nessa data, pode-se assim mesmo fazer o registro clicando-se no botão do lado direito “Registrar”.

Caso seja necessário fazer alguma correção no último registro, pode-se clicar no botão “Sim” abaixo da planilha para que a última linha da planilha seja apagada e, assim, proceder-se a correção.

A consulta às irrigações recomendadas e efetuadas, as chuvas ocorridas na área selecionada podem ser feitas através da opção “Mostrar Histórico” na parte abaixo da tela.

2.6 – Consulta ao prognóstico de irrigação

A partir da tecla mostrada na parte de baixo da tela anterior pode-se gerar o prognóstico de irrigação para os próximos 7 dias subsequentes, na condição da não ocorrência de chuvas, caso o acompanhamento do manejo de irrigação da cultura esteja próximo da data atual, como mostra a tela a seguir. Nesse caso, faz-se uma projeção da necessidade de irrigação da cultura para os próximos 7 dias, podendo ser irrigação não premente, necessidade de irrigação e irrigação muito urgente.

2.7 – Consulta ao calendário de irrigação

Um calendário de irrigação também pode ser gerado, para a condição da não ocorrência de chuvas, desde a última data mostrada na planilha de manejo até o final do ciclo da cultura, conforme é apresentado na próxima tela. Deve-se frisar que esse calendário é dinâmico de acordo com as alterações que forem feitas na planilha de manejo, em função da ocorrência de chuvas e de irrigações e suas respectivas lâminas adicionadas anteriormente.

2.8 - Consulta ao histórico de irrigações e chuvas

Nesta tela serão listados o histórico das irrigações recomendadas e aplicadas, bem como as chuvas ocorridas na área selecionada.

2.9 - Relatório final

Caso a cultura tenha completado o seu ciclo fenológico, como está exemplificado na tela abaixo, para uma cultura hipotética de apenas 20 dias de duração de ciclo, poderá ser feita consulta ao relatório final.

O relatório final exibe os totais de lâminas de água requerida e utilizada, chuvas total e efetiva, número de irrigações efetuadas, lâminas bruta e líquida, déficit e lâminas residuais de água no solo (desejável e real).

2.10 - Edição de dados do cadastro de um determinado irrigante

Selecionando a opção “Editar Cadastro” na primeira tela do sistema poderá ser feita a alteração do cadastro do irrigante.

2.11 - Edição de dados do cadastro de uma área

A edição de dados de uma área específica poderá ser acessada na tela das áreas cadastradas informando o código da área a ser selecionada (“EDITAR DADOS”). A tela para edição de dados do cadastro será exibida em branco e deverão ser preenchidos apenas os campos que precisam ser alterados.

▲ Topo
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Desenvolvido por: Paulo Emílio P. de Albuquerque
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31)3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
SAC